terça-feira, 31 de março de 2009

Bangkok

Este fim-de-semana estive em Krung Thep Maha Nakhon, que é como quem diz Los Angeles, ou a cidade dos anjos.
O mais engraçado é que Krung Thep Maha Nakhon é a abreviatura de Krung Thep Mahanakhon Amon Rattanakosin Mahinthara Ayuthaya Mahadilok Phop Noppharat Ratchathani Burirom Udomratchaniwet Mahasathan Amon Piman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasit,o que faz desta cidade a cidade com o maior nome do mundo!
Para os estrangeiros é simplesmente conhecida como Bangkok.

O aeroporto fica a uma hora da cidade entre um trânsito caótico e uma condução de fazer rezar a todos os santinhos…Nesta cidade vale tudo e a única regra é que ganha o maior e mais pesado (regra que se aplica igualmente nas passadeiras)…

Altamente populada é uma cidade com duas facetas: os grandes prédios onde estão grandes empresas e endinheirados businessmen, e outra parada no tempo, mas que atrai turistas em grandes quantidades.



Em termos turísticos a cidade resume-se a templos, mercados, passeio de barco e nighlife...

Templos


Guardiões dos templos


Reclining buddah in the Pranon Wat Poh
Ao lado deste Buda impressionante estão umas taças em que as pessoas põem em cada uma uma moedinha de 1 cêntimo... São imensas e a maneira ritmada como vão pondo as moedas compõe uma quase música!



Wat Prachetupon


Wat Arun, que não visitamos mas vimos do barco


Neste templo (não sei o nome) estava um senhor muito simpático que nos ensinou a rezar ao Buda para pedir boa sorte... São 3 vénias, pensar no nosso pedido um minuto em silêncio e mais 3 vénias... O senhor estava tão entusiasmado a explicar-nos como fazer e depois a fazer perguntas sobre nós que eu achei que ele nos queria vender ou impingir alguma coisa!
Em Bangkok torna-se muito cansativo evitar cair nos esquemas montados para turistas... E depois aparecem pessoas genuinamente simpáticas e desconfiamos!
O senhor explicou também que sábado foi o aniversário do Buda e dai ser feriado e o Royal Palace abrir apenas 1 hora para os turistas. Por todos os lados havia pessoas vestidas de cor laranja... Suponho que esteja relacionado! Ou 0?


Mercados
de rua, fechados, com coisas compráveis, com antiguidades inexplicáveis como um maravilhoso game boy do século passado!
E não sei se por ser feriado ou por ser sábado encontrei um enorme mercado onde havia varias actividades como um concurso de papagaios e um de artes marciais que fazia vibrar a multidão! Só visto! Foi lindo... Mas confesso que era a única com pinta de turista e decidi não arriscar ficar por lá muito tempo!








Passeio de Barco
Bangkok é conhecida por ser a Veneza da Ásia, e uns anos atrás toda a vida girava à volta dos canais.. Hoje em dia muitos canais e pontes foram substituídas por estradas que se enchem de motas, táxis cor-de-rosa e gente, muita gente!
Andar de barco é engraçado mas obviamente que fomos para lá de indrominados o que estraga um bocado a magia do passeio... De qualquer maneira vale a pena fazer o passeio... Dá-nos a sensação de estarmos a espreitar para a casa das pessoas para tentar perceber como vivem...
Foi-nos prometida a visita a um templo, a um parque de cobras (que recusamos) e ao floating market... O templo vimos ao longe e do floting market vimos apenas vestígios... Mais tarde o senhor absolutamente gay do hotel explicou-me no tom mais afectado do mundo que o floating market fica a uns 80km de Bangkok e para quem vai as 7am volta por voltas das 12am... Hmm nós saímos de casa as 9am é so fazer as contas da ignorância turística que nos permitiu ser indrominados umas quantas vezes!
E só não fomos mais porque o Xavi nos mandou um mail com imensas dicas que lhe tinham dado quando ele lá foi!





Vestígios do Floating Market:




Tuk Tuk Experience

A condução desta gente é perigosa mas senti-lo na pele a bordo de um tuk tuk é uma experiência... Foram várias a vezes que a "grande" velocidade nos enfiamos contra-mão, mudamos de faixa e fizemos curvas apertadas que nos dão a sensação que ou aquilo vira ou se desfaz! Sobrevivemos e por 30 bht tivemos um motorista que nos levou ao mcdonalds almoçar (sim ao sei ninguém vai ao mac na Tailândia), a uns templos e ao Royal Palace... Em compensação tivemos que aturar a umas lojas turísticas da tanga que vendiam fatos feitos à medida, jóias e tecidos (como as que se faz em jaipur)... A estadia dentro da loja durante uns 5 mnts dava direito a cupões de gasolina ao nosso motorista... Mostrou fotos dos filhos e comoveu-nos com a honestidade! Afinal não custa assim tanto espreitar lojas!




Até porque ler as indicações na rua em Tailandês não é fácil! O perigoso tuk tuk é uma boa opção!


Khao San Road
Khao San Road de manhã, ao fim da tarde e à noite!
É a rua dos backpackers, da roupa hippie, rua que só começa a ter movimento e lojas abertas por volta do meio dia... Em compensação à 1h da manhã é uma multidão e agitação!

Era a rua do nosso hostel! E não foi nada óbvio no meio de tantas tabuletas encontrar a nossa que indicava um beco sinistro... Depois do primeiro impacto horroroso lá descobrimos um simpático e sobretudo limpo hotel... com ar condicionado.
Ainda que hotel era muito backpacker, e foi bom recordar os tempos da América do Sul e dos hostels onde se lava a roupa ao kilo, onde se come os pequenos almoços continental ou americano, e os lonely travelers que se entretêm a ler os guias lonely planet ou simplesmente metem conversa..

Royal Palace
... Ou melhor o que me deixaram ver porque estando com pernas e braços a mostra fui barrada à porta... Pior era feriado e só deixaram entrar durante uma hora portanto fui a casa e sai com nova vestimenta, mapa na mão e acabei a ver templos, mercados e pessoas... algumas muito estranhas!

Noite
E claro não podia faltar a vida nocturna! Novas amigas e um grande DJ, amigo do Fazil... Viemos ter com os singaporean Faz, Fangkai, Michelle e Yvonne! Que nos mostraram uma noite muito boa numa zona afastada das ruas inundadas de turistas e clubs a cheirar a prostituição. Pena ser tão longe da cidade e exigir uns 20mnts de taxi... O que fez com que sempre que entravamos num taxi o Nuno dizia "é impressão minha ou passamos mais tempo nos taxis que nas ruas de Bangkok"... Exagero mas a verdadeira sensaçao que se tem quando se entra num taxi e se fica preso no trânsito!



Por ver ficaram o Royal Palace, o floting market e o maior mercado ao ar livre do mundo… E claro muitas e muitas horas perdidas a vasculhar mercados e sobretudo a grande falha foi não ter saboreado a spicy and tasty Thai food, que o taxista em Singapura tanto me falou!! A casa de Jim Thompson e outras coisas mais… É portanto uma cidade que merece uma nova visita!

segunda-feira, 30 de março de 2009

Dentist experience in Asia!

Depois de 3 dias a brufen e ben-u-rons lá me enchi de coragem e fui visitar o senhor dentista aqui em singapura! Tenho uma porcaria de um sizo a nascer que me está a dar dores horríveis e tenho que tomar antibióticos no país das regras nem vale a apenas tentar ir a uma farmácia fazer um choradinho e pedir o raio do antibiótico porque quem vende são os próprios consultórios!!! Até tem lógica.. E claro vendem os genéricos estragando o negócio às farmacêuticas e as luxuosas ferias, ai ferias não, instrutivos congressos dos médicos!

Telefonei ao responsável do AICEP de cá que me indicou onde ir... telefonei de manhã cedinho e às 12h30 já estava frente a frente com o dr. Raymond Poh... Ele era todo novinho e pintas e o consultório todo muito bem equipado... enquanto ele olha para os nossos dentes tenho em frente ao meu nariz um ecran de computador que dá músicas da moda!
Ao fim de 2 minutos tinha o diagnóstico.. Arrancar IMEDIATAMENTE o sizo que me incomoda e que está infectado e para evitar sofrer 2 vezes arrancar já o de cima que iria trazer complicações mais tarde!
O meu ar de desespero falou por mim e ele fez uma segunda proposta... Marcar a cirurgia para depois e receitar-me o antibiótico...
Entretanto para me explicar o que tinha mostrou-me um sofisticado power point que ilustrava como se corta a gengiva e se corta o dente em 2 se o malandro não sair à primeira!!... Eu queria lá saber da sofisticação e das tecnologias de todo o consultório! Queria o meu antibiótico e ir à minha vida!

Ele lá se convenceu que hoje não era o dia para me torturar e deixou-me ir! Uff!

O fim de semana entre anti inflamatórios e pain killers foi bem passado em Bangkok! Amanhã partilho fotos!

PS. Para quem não sabe dentes infectados não se arrancam... Se calhar o dr. Raymond deveria ter direito a uns congressos... O power point lá do escritório pelos vistos não sabe tudo!

terça-feira, 24 de março de 2009

Mailbox!

Finalmente lembrei-me que sou eu que tenho a chave do correio!

Não é nada fácil lembrar-me quando estou no piso B1... Parece que estas coisas só me passam pela cabeça quando estou em casa (12 andares acima), ou quando vou no autocarro sem nada para fazer, ou quando me estou finalmente a deitar... Nunca antes de apanhar o elevador quando chego a casa ou quando saio de casa a correr para algum lado!

Mas hoje valeu a pena lembrar-me!!! Lá estavam à minha espera mais uma carta dos meus avós e convite para o casamento com letras azul belenenses!!! Apesar de não ter sido entregue em mão agradeço e confirmooo! Viva os noivos!! E viva quem ainda manda cartas!!!

Flutes at the Fort

Quando se conhece um Singaporean que nos convida para jantar no restaurante onde ele é gerente aceitamos... sobretudo porque temos conhecido muitos expatriados e poucos locais... mas não esperamos é ser convidados para um dos melhores restaurantes da cidade! Eu pelo menos não esperava...

Só percebi quando me encontrei com o Rui e a Tatiana à porta de casa para sair e fui "obrigada" a trocar as minhas confortáveis calças de ganga por um vestido e uns saltos altos!

Numa 2a em que só sonhava uma noite bem dormida fui conduzida até um restaurante chamado Flutes at the Fort (http://www.flutesatthefort.com.sg/)... É uma casa colonial recuperada escondida nas árvores do Fort Canning park... O lugar é meeeesmo giro! Um ambiente espectacular e a comida óptima...
Ao anfitrião levamos umas garrafinhas de vinho português...

Fomos tratados que nem reis... e acabamos na conversa até às 23h numa mesa na varanda no meio das árvores iluminados quase à luz de velas... Esquecemos-nos completamente que estamos no meio da cidade! Incrível!

E conversa puxa conversa fomos para o bar do Swiss hotel... Este bar também não fica nada atrás de todo o ambiente do restaurante... É no 70º piso... já várias pessoas me tinham dito que era a melhor vista de Singapura! Confere!
E com a vista sobre a cidade toda iluminada e a garrafa de champagne (hábito tipicamente singaporean... é super bem ir para bares beber garrafas.... sobretudo champagne!)... íamos só a meio da noite!

Quando fomos expulsos do hotel passamos para o bar do Raffles Hotel que tem uma banda de música ao vivo e muitos turistas! Óbvio!!! Qualquer pessoa normal à segunda vai dormir! Não conviver com hospedeiras australianas de 60 anos ou os turistas que vieram com elas no voo!

Sazali Jantan é o nome do nosso anfitrião! Foi mesmo impecável connosco!

E nós que por uma noite conhecemos a faceta singaporean oposta aos noodles só temos a lamentar esta terça feira de trabalho!

segunda-feira, 23 de março de 2009

Orgulhosamente portuguesa... Incrivelmente nostalgica!

É quando estamos longe da terrinha que damos valor a Portugal e ao que somos... (muitas vezes até acabamos por defender exageradamente o nosso país)... Mas acho que tenho aqui um bom exemplo das vantagens de ser português sem ser exagerada...

Sexta fui à tal prova de vinhos... Era uma apresentação da Herdade do Esporão organizada pelos seus representantes cá (casal Saba) e apoiados pelo AICEP.
Do escritório do Restelo vieram 2 senior area managers representar a Herdade do Esporão falar do vinho e das uvas portuguesas...
A apresentação foi marcada para as 15h tinha, eram 15h30 e estavam apenas duas convidadas... isto numa terra de gente pontual!
O que faz o tuga?Não se atrapalha e "desenrasca"! Finge que não há problema, que está tudo sob controlo e improvisa! Põe o power point de lado, abre a garrafa de vinho, conversa, diverte e entretém! A sala que chegou a ter ambiente de funeral com todos a falarem muito baixinho acabou num divertido convívio de amigos! Pelo menos a simpatia, boa disposição e boa educação da "equipa Esporão" pareceu impressionar as convidadas e assim pode ser que se escrevam boas coisas sobre Portugal!
Entretanto às 2 convidadas presentes do Strait Times, juntaram-se outras jornalistas do Time Out... às quais me juntei como convidada para fazer a prova... Aprendemos a bochechar (oxidar o vinho na boca), a cuspir, a distinguir os vários copos de vinho com joguinhos e a fazer um matching de canapés com os diferentes vinhos! No fim a habitual troca de cartões e a promessa de uma jantarada num restaurante tailandês....

Quanto à Herdade do Esporão o melhor ficou para o fim e no Sábado foi preparado um jantar para uma comunidade requintada longe dos jornalistas... Local, o British Club de Singapura que isolado da cidade requer uma segurança intimidante para entrar.
O jantar era pago mas o preço mais que compensou a qualidade! Ás 8h foi marcado o jantar, ás 8h começou... 1 prato de peixe, um prato de porco, um prato de borrego que se derretia, e um bife mal passado. Cada prato condizia com os vinhos, não só a carne e o peixe mas igualmente os acompanhamentos com que foram servidos! Todo o jantar foi preparado para os vinhos e o sucesso reflectiu-se no numero de encomendas que a senhora Saba terá que distribuir toda a semana!
Para acabar em grande foi servido um prato de queijos com um óptimo vinho do Porto. E como a vida é feita de pequenos pormenores também este não foi esquecido..fado cantado pela Amália Rodrigues tocou toda a noite como música de fundo.

Na nossa mesa os 3 contacteanos e o Hugo que anda pela Ásia à uns anos, já só pensa em reformar-se e ficar-se por Bali, vá-se la saber se as javanesas não terão nada a ver com o assunto! De qualquer maneira deu-nos imensas dicas de coisas a fazer na Indonésia...
E como bons portugueses o convívio não se ficou pelo jantar! Seguimos para o posh supper club onde acabamos por conhecer umas tailandesas, uns australianos e um singaporean dono de um restaurante que iremos experimentar hoje!

E porque a semana a semana é curta o fim de semana é para aproveitar!
Depois de uma noite de sexta que misturou 2 portugueses, uma russa num jantar mexicano e bailarico no Mimolete numa festa que a Tatiana se esqueceu de referir que era para modelos... e que entre romenos, brasileiros e dinamarqueses conseguimos o estatuto de anões!!!!
E depois da noitada de Sábado decidi fazer-me de útil no Domingo!

Dei a volta à cidade a pé, e evitando os transportes andei sozinha pela cidade até cair para o lado! Comecei a morrer nos altos e baixos do impressionante Fort Canning Park debaixo de sol quentissiomo e ameaçada por umas formigas que me picavam os pés!

Segui para a Chinatown onde visitei o Heritage Center que de tão bem feito que está eu a andar por lá sozinha confesso que já estava a ficar com medo... É muito pequeno mas muito bem feito... Cada parte do quotidiano destes emigrantes tem um réplica... seja os minúsculos e mal iluminados quartos, os mercados, uma sala de uma sociedade chinesa (onde se reunia a máfia e se fumava o ópio) etc.. O ambiente soturno deixa trabalhar a imaginação... sobretudo a minha!
Acabei por não entrar nos templos mas visitei cada lojinha... Esta chinatown comparada com a de KL é muitíssimo civilizada, limpa e tranquila! Esperava mais confusão e mais porcarias chinesas... afinal cada pulseira era feita de uma pedra qualquer e não custava menos de 5€... e o meu poder de regatear pouco servia!
Mas foi um bom passeio e acabou num jantar de dumplings com um casal de backpackers ingleses... A senhora do restaurante que não falava senão por gestos juntou-nos na mesma mesa e quase se recusou a servir-nos dumplings (que são comida para acompanhar chá e para se comer até ao meio dia)... Despedidas, eles para o hostel e eu a pé para casa...




Quando cai na cama nem acreditei! Também não acreditei quando tocou o despertador! Segundas são sempre taaaaaaaaaao difíceis!

sexta-feira, 20 de março de 2009

Wine Tasting

Este fim de semana vai ser dedicado ao wine tasting!
Começa na tarde de 6a no Hilton Hotel e continua no sábado no British Club num jantar de 6 pratos, cada um acompanhado pelo vinho certo.

E como de vinhos só sei a arte de vindimar com a tesoura da poda a cortar os dedos enquanto se torturam as costas e os joelhos (ao menos foi em Bourgogne e bem pago) decidi fazer alguma pesquisa sobre o essencial de uma prova de vinhos... Que generosamente partilho com todos!


Paladar e olfacto apurados para se conhecer o vinho requer mesmo um curso.

Através do nariz que ficamos a saber se o vinho é fechado, leve, aberto, intenso, concentrado, indistinto, vulgar, vago, simples, directo, delicado, complexo, ou de primeira.

Pela boca conseguimos descrever os elementos básicos do vinho: acidez, álcool, concentração do sabor e taninos. A cada um destes elementos está igualmente associada uma lista de adjectivos... Mas o importante é perceber se a combinação destes os elementos tornam ou não o vinho equilibrado!

Finalmente o comprimento do vinho que pode ser físico ou temporal!
"Comprimento físico: Com um vinho longo sentimos a presença e os sabores do vinho, estendendo-se na boca e descendo pela garganta.
Comprimento temporal: Refere-se à duração de tempo em que o vinho nos continua a captar a atenção, enquanto o exploramos na boca (sabores e aromas que persistem)."

O vinho é ainda classificado quanto à classe, à cor, ao teor de açúcar e à variedade da uva!


Afinal a lição a estudar é grande e o melhor é eu falar do tempo e de outros assuntos onde não me enterre! A wikipedia não faz milagres...


De qualquer maneira o importante é brindar e apreciar! Segundo Dionísio/ Baco o vinho era a bebida divinal perfeita para alegrar e envolver os sentidos! Para quê complicar?

Brindemos!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Fim de semana tranquilo mas em russo!!

Breviet!!!
Finalmente arranjei alguma motivação no trabalho e acabei por nem ter tempo para escrever!


Este foi um fim semana tranquilo... Começou com um simpático jantar em casa do Carlos Moura (o responsável da AICEP), os 3 contacteanos, o Marc, a mulher e a filha de 4 anos! A casa é giríssima e acolhedora! A conversa foi animada e álcool não faltou! Acabamos por sair de casa do "chefe" às 2h da manhã!

Depois os rapazes ainda foram travar novas amizades para a noite eu (um seca sim) fui para casa!


Sábado depois de uma boa noite de sono acordei com um dia de sol maravilhoso! Estava a sair para a piscina quando encontro a Tatiana que se preparava para ir para a piscina... mas a do condomínio ao lado que é muito maior... E porque não? A galinha da minha vizinha é sempre melhor que a minha, não é verdade? Foi óptimo ter companhia feminina para variar e apanhar um solzinho!
Ao fim da tarde fui com o Xavi ao museu das civilizações asiáticas... Singapura não é um país com história mas sim uma mistura de culturas de todas as partes da Ásia, portanto que melhor cidade para me ir cultivar sobre o mundo asiático?

Asian Civilisations Museum
Depois seguimos para o espalnade para o Mosaic Festival... é um festival de 10 dias de música com concertos pagos e outros for free.. há música e pessoas por todo o lado e umas actuações melhores que outras.. Neste dia valeu a minha animação com o Xavi e a Tatiana que se juntou a nós e a vista que fica por trás do palco exterior! Espectacular!
A música estava um bocado alta e acabamos num restaurante tailandês ali ao lado a experimentar iguarias tailandesas. A mais estranha foi a concorrida sobremesa "mango sticky rice"... São pedaços de manga servidos com uns bolinhos de arroz compactado e quente! O aspecto é duvidoso mas depois até é bom! Em conversa descobrimos que entre Espanha, Portugal e Rússia muitos pratos são o mesmo por exemplo todos temos o arroz doce e chouriço mas que são coisa que ditas em russo soam muito melhor!
Sobre a Tatiana ficamos a saber que já é mais velha e veio para cá trabalhar e estudar e encontrar oportunidades que não tinha na Rússia, só veste roupas de marca, anda num ginásio que bate o holmes place 10 a 0 (mas que tem uns promotores da mesma escola). O Xavi ainda lhe tentou arrancar uma confissão de que ela pertencia a máfia russa! Mas que ela negou!

O palco e a vista!

No Mosaic Festival todos muito pouco fotogénicos! Mas havia pedidos para fotos da russa.... Aqui ficam 2!

Depois de um convívio gastronómico apanhamos um táxi e fomos para uma festa de um espanhol que se ia embora!
Era uma autêntica festa Erasmus com uma particularidade... Antes de entrar tem que se tirar os sapatos.. Assim se sabe mesmo antes de entrar se está muita ou pouca gente, e mais! O Xavi contou logo o número de miúdas que já estariam la dentro... Que já era muito razoável!
Tal como em Erasmus cada pessoa era da sua parte estranha do mundo! Mas claro australianos, libaneses, alemães, espanhóis, portugueses entre outros não se comparam ao exotismo de ser russo e beber vodka ao pequeno almoço! Portanto o tópico da noite não foi se o espanhol e o português são parecidos ou se o português e o brasileiro são a mesma coisa! Desta vez aprendemos como aguentar shots de vodka! Surpresa das surpresas... Ir cheirando fatias de pão?!?!
Mas ao que parece a comunidade russa por cá é gigantesca e ela não se sente assim tão exótica! De qualquer maneira para todos era a primeira russa que conheciamos em singapura... Afeenal eles andam escondidos mas por ai!
Domingo choveu o DIA TODO!!! Tínhamos grandes planos de ir para Sentosa (a ilha de Singapura) para um bar chamado Km8 e acabamos em casa a ver a chuva cair, a beber café e a falar da vida que nem velhinhos! E para não deprimir à noite fomos ao cinema ver o Watchman..
Segunda voltei com o Xavi ao Mosaic Festival... as actuações foram bem melhores.. O melhor de todos foi um John Chan, um cantor singaporean que tinha boa música mas uns communication skills desastrosos! Pelo meio das canções ia tentando passar mensagens para os singaporeans como "na minha geração havia 2 tipos de pessoas: os que executavam as regras, e os que garantiam que as regras eram executadas"... A mensagem contra a ditadura era muito tosca e sem grande impacto no público que vai a concertos sem tirar o ar sério do dia-a-dia! Enquanto dizia isto trocava as guitarras e pedia muitas desculpas para que ninguém se ofendesse!

Assistimos também a uma actuação deveras fraquinha! (Fotografia para a reconhecerem e não se sentarem enquanto esta senhora actua... Mesmo sendo de graça)
Ela até tinha boa voz mas cantava umas músicas que orgulhosamente tinha escrito para o marido que eram qualquer coisa como "my forever after, lots of laughter, forever after, my lover my laughter"... E depois os músicos desajudavam... Porque ela pedia ao baterista "show them the love I've got" e o baterista em vez de fazer barulho tocava qualquer coisa muito suave e sem convicção... Diria mesmo que em tom irónico mas que ela muito parvinha no seu mundo cor de rosa nem percebia!
Acho que nunca me ri tanto num espectáculo e arrisco até dizer que havia quem nos quisesse expulsar! Mas toda a actuação foi deveras surreal!
Quando voltamos para casa tínhamos a Tati com caviar e pão vindos directamente da Rússia! Delicioso! Jantamos que nem família feliz a aprender palavras em russo que de todas só me ficou mesmo breviet! (nem sei escrever isto!)