segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ferias da Pascoa em SIngapura

São 3 dias e nada mais!
Não existe a tolerância de quinta nem de segunda como os espanhóis queriam ter por estes lados... Mas também temos direito a por exemplo 3 dias durante o ano novo Chinês!

É interessante como a Good Friday em Singapura é mais um exemplo da multiculturalidade da cidade/ país. A tolerância de sexta é aproveitada por todos!
Os católicos celebram a "Good Friday" (muitas igrejas tipo IURD anunciam milagres e coisas estranhas e missas de partilhas e libertação dos problemas),
os chineses visitam os cemitérios e enchem-nos de flores de papel (as naturais atraem os mosquitos e o perigo do dengue cresceria)
e os muçulmanos vão para a mesquita!


Para mim Sexta feira santa foi dedicada ao santo descanso e em vez da missa acabei o dia no cinema com a Anna para ver "confissões de uma shoppaholic"... Não deixa de ser ironico ver este filme entre singaporeans obsecados pelo consumo e as aparências conseguidas por ter roupas de marca! Como ver o Cidade de Deus em pleno Rio de Janeiro...


Sábado escaldei-me sob o sol impossível da ilha de Sentosa e levei os portugueses contacteanos de Macau ao Butter Factory não sem antes irmos comer um murtabak ao spize onde conhecemos um indiano muito muito cheio de si que dizia que vivia entre 3 cidades diferentes Singapura, Tokyo e Macau... Para se entreter ia jogar pólo a Buenos Aires e a New York com os amigos!!! O pai é político na Índia e por isso ele tem que ser discreto (?!?!) Vestido de blazer impecável, cheio de perfume era insuportável mas definitivamente animou o jantar! Com ele estavam 2 australianos e uma indonésia! No fim já éramos família! Só personagens esta cidade!

Os portugueses vinham de Jakarta onde foram passar o dia e a noite de sexta e estavam de rastos... De Jakarta contam maravilhas da noite (que em Macau não tem grande piada) e uma viagem num táxi podre (entenda-se sem ar condicionado em dia de calor abrasador) entre ruas e ruelas cheias de trânsito impossível!


No Domingo chuviscava... Mesmo assim fui desafiada pela Anna e lá me equipei para investigar o Bukit Timah, que é uma rainforest com trilhos entre vegetação muito espessa e onde vivem macacos selvagens, cobras simpáticas (por terem ficado escondidas), aranhas gigantes etc..


Os trilhos não são propriamente fáceis, e a humidade que está entre as árvores é inacreditável, sauna autêntica (valeu os pingos de chuva que vinham fresquinhos)!


E com a ajuda (ou desajuda) de um mapa palmilhamos alguns dos trilhos e paths escorregadios, cheios de raízes e enormes degraus sempre a subir e a descer! O verdadeiro ponto alto do passeio é supostamente o ponto mais alto de Singapura que fica bem no meio da floresta! A verdade é que quando lá chegámos tinha uma pedra e pouco mais... a fabulosa vista que estava à espera estava escondida pelas árvores gigantescas, árvores essas que já têm milhares de anos!! E os lagos onde se acumula água fornecida para a cidade estão fora dos limites da reserva que se pode visitar. Portanto o ponto alto foi quando connosco se cruzou uma família de macacos que pouco incomodados connosco brincavam aos saltos de árvore em árvore dando a sensação que iam cair em cima de nós! Ou terá sido quando finalmente entrámos num táxi e fomos para casa tomar banho???



Fotos ficam para quando encontrar o cabo da máquina!! Não sei como é possível mas desapareceu!

Sem comentários:

Enviar um comentário