terça-feira, 26 de maio de 2009

Thailand: Phuket and Koh Phi Phi

Depois de comprar um novo iPod, de ter um folga na quinta feira, de um belo jantar francês na quinta, malas às costas na 6a lá chegou a hora de partir para mais uma viagem!

Phuket era o destino, a ideia inicial era só lá passar a noite e sair bem cedinho para as KohPhi Phi onde dormiria sábado... Mudança de planos umas horas antes de partir... Ficávamos em Phuket onde faríamos uma excursão diferente em cada dia!

Phuket...
Como posso eu descrever esta terra?? Depois de uma viagem alucinada com uma taxista que concerteza tinha o pé colado com super-cola3 no acelerador (o que pode ser perigoso quando se ignora traços contínuos, chuva e muitas motas a aparecer de onde menos se espera)...
Desce-se uma enorme rampa e heis que chegamos à Praia da Rocha, com toques de Armação de Pêra e retoques da Quarteira!
À beira mar plantada aquela terra é o maior antro de prostituição imaginável! As ruas estão todas pintalgadas de neons que indicam bares ou massagens que nos são impingidos por "piquenas" vestidas com muito pouca roupa (está calor, coitadas!)... Uma das ruas tinha do princípio ao fim varões ao ar livre onde meninas e ladyboys "dançavam"?!?!?! (Ah muitos ladyboys... requer muito cuidado para os mais atrevidos!)
À parte desta extraordinária população local encontram-se também verdadeiras personagens em crise de meia idade... São os velhos rebardados gordos, muito feios, alguns de cabelo comprido e roupas estranhas...
Por fim andam perdidas umas cabeças loiras de uns australianos que como nós vieram visitar e que dançam nas discotecas indiferentes às cotoveladas e insinuações das milhares de "piquenas-de-roupa-muito-curta-e-muito-justa"!


Arredores de Phuket
São literalmente cenários de filmes dos mais conhecidos o James Bond (the man with the Golden Gun) e o filme the Beach com o Leonardo DiCaprio... E quando se vai investigar preços de excursões quase nos batem senão visitamos estes 2 míticos lugares! Pelos visto é impossível viver sem pisar onde o DiCaprio pisou! E inaceitável não respirar ou o Roger Moore respirou!
Para sábado tinha escolhido um passeio de canoa à volta de ilhas durante o dia e noite mas já estava esgotado! Foi pena...

Sábado: James Bond
A noite de sexta foi um bocadinho mais prolongada do que estava à espera... Portanto entrar no mini-bus e ir com um inglês que me contou a vida TODA enquanto os outros dormiam tornou-se um pouco maçador! Trabalha no Dubai, Perth e Singapura... Ele era o melhor do mundo e fazia as melhores coisas do mundo! Tem uma empresa própria e ganha bem! Contava aquilo como quem tem tudo na vida! No fim lá me confessou que realmente era um pouco sozinho... Que viajava muito pela Ásia e andava a tentar aproveitar dias de férias mas sempre sozinho!

Depois de umas horas naquele sofrimento lá chegámos a uma gruta/ templo hindi carregadas de macacos e morcegos... Longe da minha ideia de meditação pacífica já que o cheiro nauseabundo estava a interferir com a minha capacidade de apreciar o lugar! (fezes de tanto animal num lugar fechado não preciso de comentar, pois não?) Eu fugia dos macacos e o inglês insistia que eu fosse comprar bananas que é mesmo divertido porque depois os macacos nos perseguem e nos querem bater! Lancei um daqueles olhares lancinantes e o resto do dia o inglês passou de ser melga para pequenos sorrisos ao longe!

Seguiu-se um almoço tailandês na companhia de uns suíços trombudos que viajavam pela Tailândia à um mês e de uns tailandeses que desconheciam a língua inglesa... Eu que gosto tanto de falar fiquei um bocadinho desconsolada com esta companhia tão calada!

Depois do almoço uma verdadeira gruta! Primeiro entrava-se de canoa, depois passava-se para uma canoa de bambu para a seguir nos tramarem e nos porem a andar pelas profundezas da terra com uma lanterna espetada na cabeça e água pelos joelhos... Confesso que não estava a adorar a ideia! Depois viam-se pedras e pedregulhos em que o guia apontava e dizia "mulher a pescar com um balde", "mãe a carregar um bebé", "leão com pernas de sapo", tartaruga", "elefante"... Algumas formar exigiam mais imaginação que outras mas sempre distraiam para não se pensar no que raio se está a pisar por baixo daquela água espessa! Foi interessante mas muito para turista ver! O que eu tinha imaginado mesmo era que íamos andar de canoa por grutas!

Finalmente ar livre! A viagem de barco até à ilha do James Bond até soube melhor... A ilha não tem grande graça e está cheia de mulheres a quererem vender-nos umas porcarias e todas a venderem as mesmas porcarias! A paisagem é sem dúvida incrível mas depois de tirar umas fotos volta tudo para o barco e siga para nova ilha... Esta é uma ilha muçulmana de pescadores.. Construída sobre estacas! Os cheiros diferentes em cada esquina, mulheres, homens, crianças, ropas rotas e desbotadas pelo sol, ruas estreitas, casas muito pobres, uma escola uma mesquita e um campo de football! Tudo é fascinante e tudo choca naquela ilha!
À volta uma imensidão de mar quebrada por alguns pedregulhos muito altos e verdes aqui e ali! Mas no fundo aquelas pessoas vivem no meio do nada e as suas casas e vidas são montras que impressionam turistas e enriquecem agências de viagens! E aquelas vidas continuam!

De volta ao hotel! Depois de fazer umas compras e interagir com locais enquanto os rapazes procuraram felizes massagens...
Vaguei sozinha entre os vendedores... Tentei explicar a um que não lhe podia comprar tudo a ele que tinha que distribuir o meu dinheiro por vários ficou pensativo mas deixou de me massacrar... Conheci uma vendedora com uns 14 anos! Comprei-lhe um vestido mal regateado porque os olhos dela imploravam... Numa banca mais à frente conheci um pai com um filho bebé que pintava! É de Phuket... O negócio está mau! Anda a polícia a fechar as bancas que vendem imitações é época baixa!
Foram as 2 últimas vendedoras com quem falei uma meia hora sobre o que fazem que me explicaram que para muitos eu era a primeira e única cliente do dia ou mesmo da semana! E que eu lá estar lhes trazia imensa sorte! É que eu não estava a perceber bem o que se passava quando lhes entregava as notas batiam com elas em toda e cada pilha de roupa da banca... Traz sorte! Para que a minha compra fosse uma de muitas! Restaram forças para jantar e dormir!! Abandonando o Rui nos bares e confusão!


Domingo: Phi Phi Islands... The Beach
A praia do filme chama-se Maya Beach... Foi o primeiro lugar que visitamos! E ainda bem! Porque apesar do lugar ser uma espectáculo depois de 30mnt por lá a nadar começaram a aparecer barcos, muitos barcos! Tivemos sorte com a excursão... Escolhemos porque partia mais cedo que as outras e chegava mais cedo... Na verdade a conveniência deste horário é que chegávamos a todo o lado antes das multidões aproveitando tudo muito melhor!

Alimentamos macacos, fizemos um snorkeling brutal, tivemos um almoço de outro mundo com muito peixe tailandês e ficamos 2 horas numa ilha no meio do nada! A praia com areia branca e o mar azul turquesa, a água na temperatura ideal, e o guia que nos vinha trazer fruta enquanto relaxávamos nas cadeiras! Nesta praia havia ainda uma enorme área para fazer snorkeling, com muitos peixes e corais.. mas não tão boa visibilidade! Nas nossas cabeças estava apenas uma enorme vontade de voltar! Fiquei meia hora dentro de água a boiar! A pensar na vida... Estes meses passaram a correr... O futuro ainda é incerto! A calma do lugar, o barulho das ondas, que saudades!

Acabamos o dia num passeio de 10mnts de elefante a que eles pomposamente se referiam como "Jungle Safari"... Enfim valeu porque fui sozinha com o condutor do elefante "me from Burma, 26, not married", cantou-me uma baladas românticas em birmânio e ainda fez palhaçadas com a elefanta que lhe apanhava o chapéu com a tromba quando este caía!


No avião os meus olhos mal abriam! Voltarei às ilhas Phi Phi! O percurso turístico já está feito e mais que visto! Agora já posso alugar um taxi-boat e enjoy and relax! Detesto excursões mas também não me apeteceu ficar sozinha nas Phi Phi! Não sei porquê... Mas enfim!


PS: Fotografias ficam para depois... inteligente como sou não carreguei a bateria da máquina! O rui ficou sem bateria na manhã de Domingo! Ainda comprámos umas descartáveis! Veremos o que sai!

Sem comentários:

Enviar um comentário