quinta-feira, 14 de maio de 2009

Usos e Costumes!

Quarta feira... Por alguma razão é costume ir sair!

Outro costume é aproveitar happy hours espalhadas pelos bares da cidade... Escolhemos o Loof! Bar no alto de um prédio, esplanada com vista para a cidade, árvores plantadas entre as mesas, ou lugar mais cozy para aqueles que querem mais privacidade!

Xavi, Gonçalo e eu escolhemos mesa no terraço, ao nosso lado 2 co-workers comiam e bebiam... Não passaram 5 minutos e já estávamos com conversas cruzadas...
É usual meter conversa em Singapura! Afinal pertencemos todos ao grupo dos expatriados que costumam fazer as mesmas coisas... Estes importantes senhores são designers, designers de resorts de luxo, viagens de trabalhos são para lugares como as Maldivas e Tailândia! Barcelona é uma cidade de sonho tanto para o filipino Ronaldo, como para americano Jeffrey.

Trocam-se cartões!
Para se ser alguém em Singapura tem que se ter um business card! Se a empresa não faz paciência, o trabalhador vai à gráfica e trata do assunto. Esquecer os cartões de visita (business cards) em casa é tão mau ou pior que esquecer a carteira com os documentos e o dinheiro!

O costume é simples! Depois de dizer olá existe uma entrega solene de um cartão de visita! Solene porque implica um certo ritual! Os cartões entregam-se com a pontinha do polegar e indicador das duas mãos, a cabeça quase faz uma vénia... Quem recebe, recebe com os mesmos quatro dedos analisa em sinal de respeito e guarda bem guardado na carteira! "Diz que" a maneira como se trata um business card é um sinal de como se vai tratar a relação! Portanto todo o ritual exige respeito!
Feita a troca de business cards o formalismo usualmente desaparece e é costume começar uma animada conversa sobre o que se faz em Singapura e para onde se viajou.

Outras vantagens do business card:
ter acesso às happy hours da maior parte dos bares da zona financeira! Os empregados pedem, as pessoas mostram, a bebidas aparecem!
finalmente perceber o nome estranho da pessoa com quem falamos!
(para alguns, no dia seguinte saber com quem se andou a falar)


Eu sou uma zé ninguém em Singapura! E vou ter que investir nos cartões mágicos se quiser ser alguém!
"Diz que" se podem fazer em gráficas ou online... Experimentei a versão online! As escolhas são infinitas: gloss UV coated, matt laminated, laminated, un-laminated, nouveau, chamaleon, keaykcoulor metallic, keaykcoulor gold, com formatos variados, cores ou a preto e branco, só de um lado ou dos dois, o nome em cima, em baixo, à direita ou à esquerda etc etc etc!

Ser alguém em Singapura é realmente complexo! Ainda não me acostumei a a fazer tanta escolha on line, vou usar a técnica tradicional e vou procurar uma gráfica!

Espero na próxima semana ser gente e participar também no ritual da troca de cartões! Até agora vou acumulando uns sem poder retribuir!

6 comentários:

  1. Please...sai ai umas vezes por mim!!!Assim fico feliz porque alguém está a usar as minhas saidas :):) beijinhos e aproveitaaaaaa!!!

    ResponderEliminar
  2. Achei seu blog, interessante! No entanto, é difícil de ler em português - felizmente, eu compreendo :) Sophie (Embaixada da Dinamarca)

    ResponderEliminar
  3. hvkldfhjdfijjjjjjjjjjjjjjjjjj

    ResponderEliminar
  4. muito interesante mais dificio de entender

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar