terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Preguiça para escrever demasiado para contar...

Acordar para ir trabalhar sexta já não é fácil, o meu humor de manhã também não é nada fácil e muito menos fácil fica quando tento estabelecer um diálogo com a senhora que nos vem limpar a casa e esta diz que só obedece ao Sr Nuno!! Ou seja, depois de uma tentativa absurda de conversa a senhora recusou-se a limpar-me o quarto e a passar a minha roupa a ferro até chegar o Nuno e que lhe pede exactamente a mesma coisa e ao que ela responde "Yes sir!"... Não queria acreditar! Sai porta fora num mau começo para um bom dia!

Lamentações à parte o fim de semana lá chegou com a noticia que tínhamos um convite para ir jantar a casa de um casal indiano (o que promove os vinhos portugueses em Singapura)... 6a feira a noite cansada e sem oportunidade de ir a casa primeiro par tomar um banho ou qq coisa confesso que estava sem vontade de ir ao tal jantar numa casa longe para burro....

Chegamos, para entrar bastava que tirássemos os sapatos... A mesa estava posta para o casal Saba, Nuno, Rui, Marc e eu... à nossa espera uma panóplia de comida indiana (do sul da Índia de onde vêm) não sem antes sermos testados numa prova de vinhos... Para nós os entendidos portugueses (para que não fiquem duvidas rui, Nuno e eu éramos os supostos entendidos) adivinharmos o vinho que bebíamos, o ano, a textura, a região... nós, os entendidos, lá mandávamos uns divertidos chutos no ar para ver se pegava... Pegou! Eu sem saber ler nem escrever acertei no 1º vinho, o Rui ao que parece com alguma táctica acertou o 2º.... Resultado fomos muito bem tratados, bebemos do melhor vinho das suas caves e comemos iguarias ate explodir! E porque uma experiência de troca de culturas só fica completa quando assumimos os costumes dos donos da casa a meio do jantar pousamos os talheres e comemos toscamente caril de peixe com arroz e molho de iogurte à mão!!!!

No fim amavelmente o simpático casal (que já nos eram como um pai e uma mãe) ofereceu-nos uma televisão para vermos a BBC e um leitor de DVDs para vermos maravilhosos filmes de Bollywood!

Acabou por ser um grande convívio! As culturas apesar de diferentes têm um sentido de família e receber amigos muito parecidos e portanto a cumplicidade e a maneira como fomos recebidos prometem um próximos jantar... Desta vez não só com vinhos mas com verdadeiros cozinhados portugueses que nós próprios faremos (com a garantia de termos a nossa disposição qq produto especifico que precisemos e que não se venda por estes lados!)
Depois de tanto comer e beber o Rui e o Nuno lá se encharcaram em perfume e foram continuar a conhecer novas culturas com as babes locais... Eu acabei num bar perto de casa muito estilo bairro alto com os expatriados mais atrofiados de sempre.... Australianos, suíços, alemães etc e ate uma singapurense que trabalha com o João deu para rir e dormir cedo.... finalmente a indespensavel boa noite de sono!

Sábado depois de um sushi de deixar agua na boca eu e o João palmilhamos a cidade de maquinas fotográficas... tudo começou na Orchard, depois little India, ainda passámos pelo swiss hotel (pelos vistos o edifício de referência para quem não se quer perder em Singapura), boat quay (lugar perfeito para ver o pôr do sol), o "dragão" que cospe água e finalmente táxi para casa... Todos estes nome para dizer que tive uma nova percepção da cidade que deixou de ser gigantesca para ter tudo perto o relativamente para se fazer a pé e não numa enorme linha de metro... Não fosse o calor e a humidade nos tornar preguiçosos!!

Aqui fica um pequeno tributo ao país onde proliferam máquinas fotográficas cromossimas e onde as maltas fazem turismo mas não sem carregarem um tripé! Viva a qualidade fotográfica dos asiáticos! (e já nem falo das poses ridículas/ obrigatórias que qualquer fotografia obriga)




Sábado a noite da despedida do João requeria uma jantarada... O italiano que vive com ele, Giovanni, levou-nos a um restaurante francês chamado the French Stall. E mais uma vez esta cidade que é feita de pequeninos mundos nos fez esquecer que estamos na Ásia... O dono, um barrigudo ex-chef de alguma reputação largou o stress das grandes cozinhas da europa e veio abrir um pequenino espaço aqui em Singapura.. Resultado uma comida bem cozinhada (100% home made) e um bom vinho.. comemos no passeio bem à moda de um restaurante parisiense! Escargots, fondue, canard et le vin de bordeux foram algs das coisas que quase nos fizeram acreditar que estávamos em França... mas mais uma vez este calorsinho não engana!

Fomos para o Supperclub mas o grande fim de noite foi em casa de uns italianos que nos convidaram para umas garrafas de vinho, queijo, tostas, torradinhas e uma espécie de salame (peço desculpa se digo asneira) servido numa travessa com tudo muito cortadinho e bem apresentado! (eram umas 6h da manha portanto reparem na arte de bem-receber destes italianos que como diz o João são os melhores)... Isto tudo numa casa mesmo gira com uma varandinha espectacular onde ficamos a dizer disparates quase ate ser dia!


Domingo! era dia de ir a praia! Mas o diluvio tropical da hora de almoço tirou qualquer esperança! Não é que a chuva não vá embora tão depressa como chega mas praia lamacenta perde todo o atractivo! O Rui ainda aproveitou a piscina.. Eu acabei numa livraria da Orchard road com o João a cuscar livros e a tirar duvidas existenciais de coisas que deveríamos saber depois de fazermos o melhor curso de gestão ou economia da melhor faculdade do pais...

Segunda foi mais um dia de trabalho! Terça também... mesmo sendo Carnaval (q pelas fotos dos facebooks q para ai andam já vi que foi animadissimo)! Nada férias de Carnaval para mim! Bem que precisava do feriado já que o delicioso jantar de 2a foi a base de queijos e vinhos o que não facilitou o sair da cama e ir trabalhar... Antes pelo contrário!
Terça fui jantar com o João e o Luis Guimaraes (outro português que ainda não tinha conhecido) e um inglês Hugo a um barsinho com música ao vivo e uma comida óptima!
Quarta o João foi embora para novas aventuras do outro outro lado do mundo... Não sei antes me deixar um sem fim de coisas úteis como ferro de engomar, guias turísticos, almofadas, cruzetas.... Em moçambique já tinha assistido a esta dinâmica de emigra.... depois um dia as pessoas acabam por se habituar a ver uns irem, outros a ficarem e outros a chegarem! Eu ando nisto à pouco tempo...

Sem comentários:

Enviar um comentário