sexta-feira, 19 de junho de 2009

Começa um sentimento louco...

Começa um sentimento louco de que é preciso fazer tudo antes de ir embora! Não há ponta da cidade que possa ficar por descobrir (a cidade é minúscula mas mesmo assim parece não existir tempo para tudo) e começam uma lista de jantares e programas que não podem falhar!
(E começa a faltar tempo para escrever... E depois quando escrevo não paro!)

Um programa que não estava na minha lista era arranjar problemas com o agente que nos alugou a casa... O dinheiro que nos leva ensinou-nos a não confiar! Mas quem sabe isto não acabe tudo numa aventura num eficiente tribunal de Singapura!

Os dois últimos fins de semana são prova de que é urgente fazer todas aquelas coisas que ainda não fiz...

Sábado, dia 6 de Junho, aproveitamos a visita da Inês (contacteante em Macau) para nos armarmos em turistas numa cidade que já é casa!

Apanhámos um daqueles autocarros sightseeing com um guia que ia berrando uns factos históricos. Para além de se aprender sempre alguma coisa interessante é impressionante ver como a cidade é pequenina e um percurso que parece enorme no mapa é feito em 20 minutos!

Esplanade|Rui e Inês| War memorial e o centro financeiro
Little India: Mustafa aberto 24h|A feira da ladra de Singapura| A mesquita
Pela rua: templo chinês com dragões no telhado e chinês trajado de motar!

Não deixa de ser igualmente interessante os insólitos “singapureanos” como as meninas muito bem arranjadas que caminham debaixo de chapéus de sol, filas intermináveis às portas das grandes lojas de marca da Orchard para a abertura dos saldos (mais tarde percebi que a loucura é também provocada por indonésios e malaios que enchem os hotéis de Singapura em época de saldos!!), a paixão insólita pelo “Singapore idol” onde os castings provocam filas de 3 dias (aos sol) num país de 5milhões de habitantes (Singapore idol são os Ídolos cá da malta, aquele programa onde as pessoas vão cantar e onde o melhor de tudo são os castings de pessoas que não têm qualquer talento mas que têm muita autoconfiança!)

insólitos Singapore

Ainda levamos a Inês às compras... (Parece que em Macau casinos, chineses, histórias não faltam mas lojas e compras nem vê-las! Tenho que ir ver isso!)
E a um traquilo passeio de barco! Foram 30mnts à beira rio, mais factos históricos, nova prespectiva da cidade e muitas graçolas pensadas e re-pensadas pela guia (que não suscitaram qualquer gargalhada da audiência...coitada)... Mas contou que todos os sábados existe um buffet de chocolate no Fullerton hotel e que de tantos em tantos meses se organizam corridas para ver quem sobe mais rápido as escadas do Swisshotel (o prédio mais alto de Singapura)... Quem tem o record das escadas é um estudante suíço (acho) que em poucos minutos subiu uma quantidade absurda de degraus (a quantidade de degraus imagino... eu vou sempre de elevador!)

compras, Inês e o capitão do barco
Singapore by night from the boat


12, 13 e 14 de Junho também tiveram que dar tempo para tudo!

Sexta comecei a noite num concerto de música clássica que fazia parte do "Flute festival" de Singapura! A artista é uma estagiária da embaixada suiça! Daquelas pessoas cromissimas que nao só estudam em Harvard como continuam a tocar em conservatórios... Foi bom demais o concerto!
Entusiasmados com a qualidade do concerto o grupo (embaixada suiça portanto) passou para o Chjimes e o st James Power Station... O primeiro é um edifício colonial cheio de barsinhos o segundo é um mega complexo de discotecas cada uma com o seu tipo de música... Mas o mais impressionante deste lugar é que quase todos têm música ao vivo. Uma discoteca toca hip hip com um singaporeans todos vestidos à rapers da cabeça aos pés com mil coreografias a cantar lady gaga, pitbull e outros mega hits. Depois passa-se para outra que se toca reggeatom e salsa na mesma com pessoas a dançar ao som de música ao vivo (outros ficam só a olhar babados para as meninas que dançam sensuais... aqui os artistas não são singaporeans mas verdadeiras miudas latinas!), outra tem uma música mais metaleira, outra verdadeiros djs etc etc. É um mundo de discotecas como nunca vi e melhor de tudo, paga-se apenas uma entrada!

O senhor embaixador não veio dançar mas não deixou de encantar com um magnífico português! Parece que tem um amor imenso ao Brasil e portanto quase me abraçou quando disse que era portuguesa! O resto do grupo era mesmo simpático.. estivemos a discutir a "ditadura democratica" da républica de singapura e acabamos a falar de numerosos problemas da Suiça, que eu inculta, não fazia ideia!

Sábado fizemos finalmente um pot luck em nossa casa... Cada pessoa levava comida do seu país! Já há muito tempo que queríamos fazer um jantar destes mas está sempre alguém a viajar e por isso estava difícil de conciliar toda a gente!
Foi um jantar mesmo muito animado apesar de um pequeno contratempo (era suposto ser na piscina, mas foi o único dia da semana em que choveu)... Apareceram pessoas que nunca tinha visto na vida mas todos muito empenhados nas suas iguarias tradicionais e vinhos em quantidades descontroladas! Juntamos lá em casa suecos, dinamarqueses, espanhóis, portugueses, suíços, alemães, singaporeans e outras nacionalidades que nem percebi...

The girls| Karin e o buffet improvisado
Anna, Karin, Faz, Michelle| Gustav, Maria?, ?, Sophie| Pedro, Gena, Hilário, Karin
Tita, Ana, Hugo, Rui| Michelle, Anna, Michael, Sophie
A falta de ar condicionado na sala faz as pessoas cometerem loucura!
(Anna com a cabeça no congelador)

Domingo em vez de repousar depois de tanta animação decidi ir ver uma nova Singapura... A que se junta nos jogos de pólos! Um ambiente muito familiar, muito champagne e caviar, meninas de vestido lindos, chapéus, elegância e um campo muito verde!
E porque se tem sempre de jantar nalgum lado (praticamente não cozinho agora) aceitei o convite do Faz e fui jantar com ele e os amigos 100% Singaporeans! Adorei! Mais uma vez eles sabiam imenso de Portugal, tiraram todos economia e gestão e foi mesmo diferente jantar num grupo de amigos tão diferente e tão iguais aos meus!

Polo club
Me, Faz| Faz Singaporean friends

Isto tem muito mais piada com fotografias... Mas a minha máquina decidiu que agora é incompativel com o computador!
[já com fotografias para quem não quiser ler o meu testamento]

(Aliás o uso diário do portátil da AICEP começa-se a notar e até tem dias que me apetece dar uns bons murros a esta geringonça idiota! Hoje é um deles obviamente...)


Hoje ia no autocarro a caminho do escritório a rever o que ainda quero fazer... vou precisar de me organizar! Muita, muita coisa ainda me falta antes de voltar para o meu lado do mundo!!!

Mas antes de stressar amanhã de manhã bem cedo parto para uma "girls thing" a uma ilha na Indonésia onde só existem resorts (Bintan)! Não é todos os dias que se mora a 1h de lugares assim! É mesmo preciso aproveitar!

Sem comentários:

Enviar um comentário