segunda-feira, 15 de junho de 2009

E afinal o que fazes em Singapura? perguntam...

Rede de Distribuição Eléctrica!


Dizem as más línguas que não trabalho!

Dedico-me então hoje a explicar o que faço das 9h as 18h de segunda à sexta já que até agora só perco tempo a escrever as coisas divertidas de viver em Singapura!

Para quem não sabe estou a estagiar na EFACEC em qualquer coisa algures entre o marketing/ business development/ research.
Traduzindo e resumindo a minha tarefa é elaborar relatórios sobre 9 países diferentes aqui da zona: China, Singapura, Vietname, Tailândia, Malásia, Indonésia, Filipinas e Laos. Sobre cada país devo investigar como se prevê que a economia vá evoluir nos próximos 5 anos, como funciona o sistema de geração, transmissão e distribuição de energia eléctrica e finalmente procurar notícias e planos governamentais sobre projectos relacionados com energia (energias renováveis, electrificação do meio rural, substituição de equipamento eléctrico etc).

Tenho ainda que fazer um relatório para cada empresa concorrente (os chamados market players). Procuro saber que tipo de produtos estas empresas vendem em cada um dos 9 países, como entraram nesses países, qual é a prespectiva da empresa dos negócios naqueles países e termino com uma análise mais financeira de cada concorrente. Ao todo seleccionei 5 dos maiores concorrentes.

Este trabalho é depois analisado pelo meu chefe e pelos encarregados do business development da EFACEC em Portugal. São essas pessoas que depois (baseado na minha análise!!!) decidem se existem realmente oportunidades de novos investimentos pela Ásia, complementando e fomentando as vendas da nova fábrica da EFACEC na Índia.

O que faz a EFACEC?
(www.efacec.pt)
A EFACEC faz de tudo um pouco o que esteja relacionado com engenharia... Robots que ajudam na logística de armazéns (por exemplo os tapetes rolantes do aeroporto), aparelhagem eléctrica de média e alta tensão (o que está pendurado no postes de electricidade pelo país fora), transformadores (o que está naquelas casotas com sinais amarelos enormes com um raio ameaçador), softwares (por exemplo para controlar onde andam as viaturas e evitar colisões) e todo um mundo de coisas fascinantes que ultrapassam a minha ciência de economista!

O produto que “quero” que se venda por estes lados é a aparelhagem de média tensão que consiste em bichos muito pré-históricos que não são nada mais nada menos que interruptores e quadros eléctricos como os que existem nas casas mas desenhados para aguentar tensões muito superiores!

Gosto do que faço?
Sim e não! Não deixa de ser interessante, tenho imensa liberdade na forma como devo apresentar a informação e que informação apresento e portanto faço as coisas à minha maneira (o que até agora tem corrido bem).
O problema é que trabalho sozinha! Eu e o meu computador, o computador e eu! O escritório é silencioso o dia todo, o almoço é de meia hora no máximo! É comer, pouco dizer e voltar à carga! Trabalho ainda na zona industrial, longe das pessoas bem vestidas e apressadas, é um choque passar do Saldanha para isto!
E depois fazer relatórios é como voltar a fazer uma tese e portanto a pressão começa a aparecer agora, antes não tive dias stressantes. Agora é altura de me arrepender de ter perdido tempo a fazer coisas palermas (como perder-me a ler jornais ou a ver fotografias no facebook) é altura de carregar o computador de casa para o escritório, do escritório para casa para depois do jantar dar uns toques nos relatórios!
Perco muito tempo a ler e a pesquisar... As coisas ganham formato devagarinho e isso “tem dias” que me desmotiva imenso!

1 comentário:

  1. oLA!

    De facto é muito interessante o blog.Neste momento estou a fazer um trabalho da Efacec para o Mestrado e cheguei a este blog.o trabalho é sobre a Internacionalização de Empresas e escolhemos a Efacec e eu tou a analisar a entrada da Efacec na Asia como foi feita...será que consegues ajudar com + alguma informação extra-site??Obrigado Pedro Caldas(pedro__caldas@hotmail.com)

    ResponderEliminar