sexta-feira, 12 de junho de 2009

Sou legal! Estou legal!

Até tenho vergonha de contar! Mas agora que o susto passou...

Estavamos a chegar de Bali, eram uma da manhã no Changi Airport... O aeroporto é um suposto top dos tops em eficiência e modernidade!

A fila para o carimbo do passaporte avança relativamente rápido (excessivamente rápido em comparação com a Tailândia).
A senhora que me devia dar um carimbo chinesa, olhos em bico, lábios fininhos, óculos na ponta do nariz e cara de muito poucos amigos! Olhou, fez o scan do passaporte, ia lançada aos carimbos quando reparou que eu já lá tinha uma boa colecção de carimbos! Vi a vida a andar para trás quando abandonou o carimbo e decidiu folhear outra vez o passaporte e olhar-me do alto dos óculos! Perguntou-me quando voltava à América... Fiquei meia aparvalhada! Respondi que nunca tinha estado na América... Respondeu "Ai é!? ENtão como é que é Portuguesa?"... "Porque nasci e vivi em Portugal, que fica na EUROPA!". Perguntou se me estava a armar em engraçadinha! Mandou chamar os seguranças!

Fui levada para um balcão para explicar o que raio andava eu a fazer de um lado para o outro em Singapura! Tinha que evitar falar da minha estupidez de estar a estagiar sem visto trabalho porque nunca ninguém decidiu se era ou não preciso... Estamos a estagiar para Portugal de qualquer maneira! Estava tramada! O senhor começa a fazer um interrogatório interminável! E eu já começava a assustar-me!

Tentei explicar que era uma turista que tinha um amigo cá e que andava a viajar! Que tinha falado com a embaixada e que não preciso de qualquer tipo de visto desde que tivesse bilhete de volta para Portugal! Burra tinha deixado o bilhete electrónico na mala que só tenho acesso depois do carimbo que ninguém me queria dar! Tinha evitado tanta confusão! Pedi se podia ir à internet imprimir o bilhete! Ele respondeu furioso que eu não ia a lado nenhum!

Em vão o senhor achava que eu era do México e uma emigrante ilegal! Informou-me que Singapura é um país muito caro! Perguntou quem sustentava os meus caprichos de viajar! Obrigou-me a mostrar os meus cartões de crédito! Foi muito racista... Por muito má que eu fosse também ele não soube ser correcto!

Nisto aparece o palerma do Rui que se foi pôr na mesma fila que eu em vez de escolher um funcionário menos mal encarado!
O Rui disse que estava cá a trabalhar e à espera que chegasse o visto! O homem confirmou! Não havia nenhum pedido! (ele tinha enviado a carta 3 dias antes) Ameaçava que ser ilegal em Singapura não era brincadeira e ameaçava e ameaçava!

E tinha razão, e mais que razão, e mais que razão! Nós andámos a brincar com o fogo! Mas decidimos facilitar porque cada vez que se sai do país tem-se direito a mais 60 dias turísticos. O problema é que como andamos a viajar sem parar a senhora não gostou! Mas para se ver a falta de lógica o Nuno que até tem mais carimbos que nós passou sem ninguém lhe perguntar nada!

Bem o senhor decidiu dar-nos um voto de confiança!

No táxi para casa não sabia se haveria de me revoltar com o azar de ter escolhido a fila errada, se com a ignorância dos funcionários do aeroporto de Singapura que insistiam que Portugal fica algures nas Américas se me revoltar com a minha falta de responsabilidade!

Voltei a passar mais 3 vezes pela fronteira depois deste episódio com o coração nas mãos... Nunca mais ninguém me chateou! (a teoria do Nuno é que a senhora tinha acabado de descobrir que o marido a traía...) Os meus colegas de trabalho dizem que devia ter feito queixa dela porque não é ilegal entrar e sair constantemente do país que era o que eu estava a ser acusada!

Verdade seja dita apanhei o susto da vida! E a brincadeira acabou e no dia seguinte tratamos de nos legalizar!

Hoje recebi um carta! Estou finalmente LEGAL! Fui estupidamente estupida por não ter feito isto mais cedo! Porque num país como Singapura onde a burocracia é toda tão facilitada não há desculpas!
Nunca pensei que receber uma Approval Letter for Training Employment Pass fosse tão agradável.. sobretudo se pensarmos que daqui a um mês estou a voltar para casa...

3 comentários:

  1. depois de passar por sustos parecidos em terras onde sabemos que nao temos controlo nenhum pelas reacções dos senhores que estão do outro lado do gichet acho que sei pelo que passaste.
    Folgo em saber que tas legal e que nao terei de enviar bolinhos de côco para uma qualquer prissão em singapura!

    ResponderEliminar
  2. Gaja, ao teu relax resultou do estágio por terras de África!!! E tenho dito! :) Viva a ser «Legau»...eu sou desde Maio...e sou uma gaja diferente. Voltas daqui a 1 mês já??

    ResponderEliminar
  3. Nunca te esqueças do que é para os não europeus passar uma fronteira Schengen ou a fronteira britânica...

    Tio Pip

    ResponderEliminar