quarta-feira, 24 de junho de 2009

Made in Singapore

Porque Singapura tem servido de exemplo para outros como o Kasauli no Himachal Pradesh....
(fotografia que me enviou o tio Luís Filipe de Kasauli - Himachal Pradesh)


Aqui fica mais uma crazy SIngaporean idea!!! ... Porque ninguém nasce educado!

A ideia é simples. Em 1996 o senhor primeiro ministro Goh Chok Tong fez um discurso de Ano Novo que salientava a importância de Singapura se tornar numa sociedade mais “gracious” no século XXI. Justificando que esta atitude tornaria Singapura num melhor lugar para se viver!

Nasce o SKM que vai encorajando os singaporeans a terem um compromisso de atitude positiva com a forma de estar na vida, mais precisamente em pequenos gestos do dia-a-dia.

Uma grande campanha foi feita com uma menina pequenina bolachuda e de olhos em bico que sorria a todos por quem passava... Irresistível atitude mudava as caras-sem-expressão para caras sorridentes!

Actualmente o SKM apela às boas práticas nos transportes públicos.
E foi com esta campanha que não resisti em procurar então o que era o SKM no google tirei uma fotografia do homem de botas amarelas colado no vidro e vim a descobrir que a campanha é feita toda com ele e a mulher. Ele, Phua Chu Kang, é conhecido rapper cómico que personifica uma estranha personagem de galocha amarelas, unhaca do dedo pequenino bem comprida (bem ao estilo chinês), dois anéis em cada mão, cabelo encaracolado bem ao estilo 70s, camisa bem aberta para deixar ver o pêlo (que eles não têm) etc. Já participou numa campanha similar para combater o SARS.
A mulher, a Rosie, veste padrões muito coloridos e é um tanto ao quanto uma sopeira à moda portuguesa!

Voltando à campanha, no metro e autocarros existem (em quantidades nada desapercebidas) cartazes, autocolantes e pequenos vídeos que tentam passar 3 mensagens simples:
- Antes de entrar deixar os outros sair
- Não ficar na portas mas antes dirigir para o centro da carruagem/ autocarro
- Respeitar os lugares para idosos/ inválidos/ grávidas/ pessoas com crianças!


O slogan é “A happy journey starts like that”.

Deixo o vídeo

e uma foto que tirei no outro dia no metro!

Sem comentários:

Enviar um comentário