segunda-feira, 2 de março de 2009

Domingo: Um dia cultural

Banca de venda de flores debaixo de chuva torrencial!



Domingo decidi arrastar-me da cama antes do meio dia para conhecer a cidade onde já vivo há um mês e que ainda não explorei bem!

Na cozinha encontrei o Xavi que me desafiou para ir com ele ter com uns amigos ao jardim botânico… Os amigos ficaram em casa a recuperar da noite à basa de “ipobrufenos” e o Xavi acabou a fazer de guia!
Começamos pelo Botanic Gardens traquilamente a passear e a dizer parvoíces.. O jardim é muito bonito, só deu para ver metade mas vimos a parte das orquídeas (uma das melhores colecções do mundo) que esta muito bem conseguida… A mistura das cores, cheiros, sombra e luz… muito pitoresco… De realçar no entanto são as setinhas que indicam “foto spot” e as orquídeas originais de Singapura (que são bastantes) e que têm o nome de grande personalidades internacionais… São as VIP orquidias! Q incluem princesa Diana, Margaret Tatcher, presidente e primeiros ministro de vários países como Moçambique que vieram em visita oficial! Q ditadura tão diplomática se vive por cá! Portanto se o Sócrates ou Cavaco viessem a Singapura teríamos uma bonita orquídea cor de rosa com os seus nomes (?!?)
De repente cai uma chuvada imparável! Foi surreal… Não só a rapidez como o dia muda mas sobretudo ao ver os chinocas todos aos berrinhos e a correr como loucos até à entrada onde dá para nos refugiarmos da chuva!



Botanic Gardens... The entrance!


Orquideas de várias cores! Daquelas fotos inuteis! Assim tem um utilidade... dar cor ao meu blog!



VIP Orquideas... Esta de Margaret Tatcher


O meu guia Xavi... As minhas foram tiradas nos foto spots! Deprimente... Foto spots! Ou se é um casal romântico em busca de fotos para pôr em foleiras molduras e oferecer no natal ou com mais gente para disfarçar! Eu, sem par, devia ter fugido!


Viva os noivos...
Se bem que neste jardim falta o tigre e todos os outros adereços que só se encontram no jardim dos namorados em Maputo!


Um auditório para espetáculos ao ar livre!

Céu cinzento, segundos antes de cair a chuvada! As árvores nesta altura ficam mais verdes! Bonito de se ver!

A chuva não parava e como um colega do trabalho, o Peter, me tinha oferecido 2 bilhetes para o National museum… Apanhamos um bus e lá fomos nós… O museu é uma óptima introdução a Singapura. A primeira parte tem uma exposição muito bem feita sobre os primórdios da cidade (que se pode fazer de duas maneiras 1. Através de historias de pessoas desconhecidas ou 2. Através de factos históricos marcantes) eu tentei fazer a parte das pessoas mas mais uma vez eu e o Xavi fomos interrompidos… As 6h a exposição fecha e como tal todos os visitantes são expulsos…. Quem vier a este museu já sabe! Não vir ao fim do dia, comece por esta exposição que com a ajuda dos audio guides é muito didáctica!
Passei então para outra parte do museu já sem o Xavi que foi ter com o amigo… Esta parte descreve os Singaporeans através de pequenas exposições sobre comida, roupa, retratos, filmes e teatro… Várias vezes se referem aos portugueses naquele museu! Q estando presentes em Malaca influenciaram a língua (no dicionário malaio encontram-se varias palavras portuguesas) como o trazer de algumas especiarias para esta região influenciando assim alguns pratos típicos (cujos nomes não vou tentar sequer pronunciar)….
Acabei por voltar para casa num longo passeio a pé pela animada Orchard road acabando assim tão rápido como chegou mais um fim-de-semana!


Fachada Museu

Fachada Museu e eu... A tia Isabelinha pediu fotos... Mas quando estou sozinha é assim que ficam...
Mas se a tia pede/ manda!


PS - Desculpem a todos os mails que não tenho respondido… mas sem net em casa tenho q escrever no escritório discretamente…. Às vezes tenho que trabalhar! Prometo que esta semana fica tudo em dia! Não me esqueci de ngm!
Entretanto o KIko fez anos sábado… mas como esta algures na neve com os amigos a ultima coisa q fará é vir aqui! De qq maneira, para quando vier, aqui fica um beijinho especial para o irmão mais chato do mundo que quase que me adora!

1 comentário: