sexta-feira, 20 de março de 2009

Wine Tasting

Este fim de semana vai ser dedicado ao wine tasting!
Começa na tarde de 6a no Hilton Hotel e continua no sábado no British Club num jantar de 6 pratos, cada um acompanhado pelo vinho certo.

E como de vinhos só sei a arte de vindimar com a tesoura da poda a cortar os dedos enquanto se torturam as costas e os joelhos (ao menos foi em Bourgogne e bem pago) decidi fazer alguma pesquisa sobre o essencial de uma prova de vinhos... Que generosamente partilho com todos!


Paladar e olfacto apurados para se conhecer o vinho requer mesmo um curso.

Através do nariz que ficamos a saber se o vinho é fechado, leve, aberto, intenso, concentrado, indistinto, vulgar, vago, simples, directo, delicado, complexo, ou de primeira.

Pela boca conseguimos descrever os elementos básicos do vinho: acidez, álcool, concentração do sabor e taninos. A cada um destes elementos está igualmente associada uma lista de adjectivos... Mas o importante é perceber se a combinação destes os elementos tornam ou não o vinho equilibrado!

Finalmente o comprimento do vinho que pode ser físico ou temporal!
"Comprimento físico: Com um vinho longo sentimos a presença e os sabores do vinho, estendendo-se na boca e descendo pela garganta.
Comprimento temporal: Refere-se à duração de tempo em que o vinho nos continua a captar a atenção, enquanto o exploramos na boca (sabores e aromas que persistem)."

O vinho é ainda classificado quanto à classe, à cor, ao teor de açúcar e à variedade da uva!


Afinal a lição a estudar é grande e o melhor é eu falar do tempo e de outros assuntos onde não me enterre! A wikipedia não faz milagres...


De qualquer maneira o importante é brindar e apreciar! Segundo Dionísio/ Baco o vinho era a bebida divinal perfeita para alegrar e envolver os sentidos! Para quê complicar?

Brindemos!

1 comentário:

  1. eu já tou quase bebabda só de ler...

    esta minha intolerância ao vinho, ou qqr bebida para senhores/as grandes, tem me feito dizer com cada coisa!

    Ontem tive a prova... tou a ficar tão nervosa! não que tenha grande tempo para isso mas vejo o nervoso porque começo a ficar muito insegura! LOL.

    Tenho de te mandar uma fotografia para veres...

    beijaaaaaoooooo

    ResponderEliminar