sexta-feira, 6 de março de 2009

Durian... A pior das experiências!

Durian e o seu aspecto pré-histórico!



Confesso que já várias pessoas me tinham falado do Durian!

Durian é um fruto muito apreciado no sudeste asiático, considerado the "King of Fruits"! Na Indonésia, Java mais precisamente, é mesmo considerado um afrodisíaco!



O cheiro é fortíssimo... A mim cheira-me a qualquer coisa como enxofre misturado com cheiro a esgoto e não só se pode sentir à distancia como é impossível ficar-se indiferente ao seu cheiro! Existem até lugares (hotéis, aeroportos...) onde o durian é mesmo proibido devido ao seu cheirete!

Os locais que pelos vistos acham durian delicioso descrevem o seu cheiro como igualmente soberbo!

Eu acho detestável e, como eu, a maior parte dos que não estão habituados a tal fruto... Na Wikipédia encontrei boas descrições do cheiro "its odor is best described as pig-shit, turpentine and onions, garnished with a gym sock", "Your breath will smell as if you'd been French-kissing your dead grandmother"... (que bela noção de afrodisíaco têm os indonésios!!!)


Então porquê experimentar? Porque não? Só não contava que fosse desta maneira... Ontem antes de ir para casa decidi passar num food court para comprar um sushi take away para jantar sem ter que me dar ao trabalho de cozinhar! O meu autocarro para mesmo em frente a um centro comercial e decidi sair... O centro comercial é todo alternativo... Para os "dreds" e "fashions"... uma espécie de lojas de bairro alto e Barcelona... Com concertos punk e jazz... O food court não é assim tão interessante e acabei por nem encontrar sushi!

Decidi arriscar tudo e comer uns rolinhos de camarão cozinhados ao vapor... A senhora que me atendeu (muito simpática, o que nem é costume nos restaurantes/ lojas) lá me explicou que na CHina aqueles rolinhos se comiam ao pequeno almoço e muitas vezes até sem os camarões para ser mais barato... Depois sugeriu-me que comesse o menu que inclui de sobremesa uma panqueca de durian.. Instintivamente disse que não! Ela não se fez de rogada e desafiou-me a experimentar uma colher dizendo que os brancos tinham medo de durian, que nem chegavam a experimentar e que tinha que ignorar o cheiro... Dito isto saca do tupperware cheio daquela "nha-nha"! Mal ela tira a tampa já eu via a minha vida a andar para trás! E que nem câmara lenta nos filmes vi-a a tirar uma colher cheia de pasta de durian para eu experimentar! A voz dela passou a soar, como nos filmes, à voz de mau toda distorcida... Respirei fundo (com cuidado para não voltar a cheirar o durian) e comi um pedacinho mínimo a medo!

Confesso que até nem me soube assim tão mal, também não é bom, não é doce nem sumarento, sabe mais a carne estufada... e comer à colher é tortura... mas disfarçado nalguma comida pode ser que passe!

Agradeci à senhora a gentileza de me ter deixado experimentar durian, disse que nem era assim tão mau... Ao que ela responde que eu não tinha comido nada que tinha que comer tudo o que tinha ficado na colher! Ainda tentei dizer que levava para casa para comer mais tarde, ainda tentei meter dentro do saco mas ela não estava a dar hipótese, não por maldade mas por simpatia! Via-se mesmo que ela adorava aquilo e que queria que eu (à força) adorasse também!!

TAS A GOZAR? E senti-me outra vez com 5 anos à frente das freiras do Amor de Deus que não me deixavam sair do refeitório sem acabar tudo!

Enquanto eu começava a ter suores frios só de me imaginar a comer o resto ela ia explicando que no país dela as raparigas vendiam os caríssimos vestidos de noiva para comer durian! Que na altura da apanha do durian o cheirinho bom (?!?) invadia as ruas e elas não resistiam!

E PUMBAS! Respirei fundo engoli o que estava na colher e fui a correr para casa... Que nojo! Comer aquilo assim é estupidez! (Pena que a minha mãe que não me deixa dizer "que nojo" para descrever comida não venha cá para comer durian sem dizer "Que nojo!")

Nem esperei pelo autocarro, meti-me num táxi com esperanças que se comesse qualquer coisa rapidamente aquele sabor desaparecesse... AInda jantei os crepes que até eram bastante bons... MAs assim como o durian entrou também saiu! E em vez de ir ao cinema ou à festa da Hello Kitty ou ao ginásio, acabei a beber chásinho com dores de estômago e na cama às 8h da noite!



Moral da história! Durian, moi jamais JAMAIS! E para os que nunca comeram não experimentem nunca à frente de alguém com quem fazem cerimónias!


Este fim semana vou para Kuala Lumpur! Será a 1a vez que vou sair da ilha... não tenho expectativas altas em relação à cidade mas vamos num grupo de 10 pessoas e mesmo que a cidade não valha a pena a companhia é boa!

6 comentários:

  1. Que desagradavel..!!

    diverte-te no fim de semana... nos vamos andar por ai na distribuição!

    Já puseste a tua morada aqui algures no blog certo?

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pois é, proibem frutos nos Aeroportos, só porque isto e por aquilo...
    Estes singapusenses nunca me enganaram, sempre com a mania das limpezas até ao limite!
    Já agora, quando eu quisesse fazer umas sardinhas assadas na brasa... ai Jesus, ia preso, não?
    Temos todos de nos insurgir contra este facismo encapotado!
    Wong mai tai, wong mai tai, wong mai tai!
    E já!
    Quem está comigo?
    Assinado
    Engº Paços de Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Lol nice one! Conclui-se entao que os afrodisiacos nao sao contigo! Deixa la tens outras qualidades :D (o teu adorado irmao bjs)

    ResponderEliminar
  4. Bom, acho que só a experiência de ter de comer um Durian não compensa os seus ditos efeitos afrodisiacos!

    Que tal Kuala Lumpur?

    Beijo grande!
    Saudades!

    ResponderEliminar
  5. Teresa mon amour!!! imagino isso como miolos de macaco ou tubaros de boi!!! a tua descrição está super realista, estou neste momento mal disposto!!! lolol

    ResponderEliminar
  6. Não tem mal não saber apreciar comida, nem toda a gente tem o dom de saber apreciar um pouco de tudo, e sem usar a palavra "nojo" para caracterizar uma das melhores frutas do mundo. Lamentável texto, parece de uma criança sem dúvida.

    ResponderEliminar